Quem trabalha com comunicação, seja Publicidade, Jornalismo, Marketing, Relações Públicas e etc, sabe que seguimos muitos conceitos e metodologias importados, grande maioria norte-americanos. Reproduzir uma língua que seja muito falada globalmente facilita troca de informações e expande o raio de atuação, ampliando as possibilidades da prestação de serviços para além das fronteiras nacionais – e isso é ótimo!

Fizemos um mini vocabulário com as expressões e palavras que mais usamos no nosso universo publicitário, pra você identificar se já está repetindo também ou, até, se tá afim de aprender e falar igual a gente. Vamos lá:

Ad ou advertising – é a nossa boa e velha publicidade;

Job – uma tarefa a ser feita e entregue. Pode ser um projeto, uma peça, depende da solicitação;

Deadline – é o prazo para um job ou uma campanha ser entregue. Jornalistas também usam muito devido à rapidez com que precisam entregar seus textos (o prazo deles costuma ser em horas. Tipo: deadline dessa matéria até às 17h. Óbvio que é do mesmo dia, e não adianta entregar depois);

Briefing informações, instruções e objetivas sobre missão ou a tarefa que irá ser executada. Quanto mais claro, objetivo e detalhado, melhor;

Target – público-alvo da ação;

Pattern – é um padrão que imagens, cores, estampas seguem;

Gamification  é o uso de técnicas de design, mecânica e lógica de jogos inseridos, neste caso, no contexto corporativo. 

Essas palavras estão no nosso cotidiano e vieram pra ficar. E cada dia chegam mais. Para quem ainda não conhecia, vale a introdução e já dá para ficar atento a cada vez que aparecerem. Para quem já conhece, ajude essa lista a crescer! Comente aqui qual expressão da publicidade o leitor não pode ficar sem saber. 

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